terça-feira, agosto 01, 2006

Endomarketing, a Difícil Tarefa de Reter Talentos


Vera Garrido
Profissional de Marketing e RP


Vamos conversar sobre esta importante ferramenta de Marketing, o endomarketing.

Endo - é um prefixo que significa "movimento para dentro" e
Marketing - é o processo social e gerencial de fazer trocas, satisfazendo às necessidades (interesses) dos clientes e gerando bons retornos para as empresas (lucros).

Assim, o endomarketing tem como objetivo satisfazer as necessidades e os desejos do público interno (empregados) e para isso os administradores precisam desenvolver estratégias que motivem e conquistem a confiança e a credibilidade deste público, pois são eles os primeiros divulgadores dos produtos e serviços das empresas.
Quando os empregados sentem-se parceiros dos negócios, os resultados são sempre favorecidos.
Quem recebe e atende os clientes (pessoalmente ou por telefone) são os empregados e a partir deste primeiro contato pode-se estabelecer uma relação de confiança e satisfação que conquista a fidelidade dos mesmos. Ou seja, quando o cliente é bem atendido, quando suas queixas são ouvidas por um empregado educado e prestativo, quando seus problemas são resolvidos em pouco tempo costumamos dizer que "ganhamos o cliente", ou melhor ainda, ganhamos a sua confiança para futuras relações de negócios.

As estatísticas têm mostrado que cada cliente conquistado é multiplicado por oito na simples propaganda "boca a boca" que se estabelece depois de um bom atendimento. E mais do que isso, estabelece-se uma ligação direta entre cliente, produto e marca conquistando a tão desejada fidelidade que assegura a sobrevivência e a lucratividade das empresas.

Desta forma é fácil entender porque as empresas que praticam o endomarketing se preocupam em oferecer uma remuneração justa, criando benefícios e oportunidades de crescimento profissional para seus empregados, proporcionando treinamentos diversos, programas de saúde e lazer, ou ainda, desenvolvendo campanhas de incentivo onde são estabelecidas metas a serem atingidas sendo os vencedores premiados pela alta direção.

A exemplo do que estamos falando, a Revista Exame _ Ed. 749 (www.exame.com.br) publicou uma matéria sobre "As 100 melhores empresas para você trabalhar" , onde as empresas foram avaliadas pelos empregados revelando dados que não são facilmente mensuráveis, como satisfação, orgulho e envolvimento, sobre os seguintes quesitos:

• remuneração;
• benefícios;
• oportunidades de carreira e treinamento;
• segurança e confiança na gestão;
• orgulho do trabalho e da empresa;
• clareza e abertura na comunicação interna;
• camaradagem no ambiente de trabalho e
• responsabilidade social

Aparentemente poder-se-ia pensar que só as grandes empresas poderiam se dar ao luxo de realizar programas dessa natureza para seus empregados, mas é um grande equívoco.
Para reter seus profissionais e colaboradores talentosos, cada organização deve avaliar a melhor maneira de superar as expectativas de seu público interno e, a partir da implementação de programas de incentivo ou mesmo da mudança de pequenas atitudes, como fazer elogios, dar novas tarefas, uma promoção, uma pequena premiação ( distribuição de cestas básicas, material escolar, pequenas viagens de final de semana, etc), encontrar a forma ideal de retribuir os esforços dedicados pelos empregados para com os resultados da empresa.

Atualmente, as empresas estão sendo avaliadas mais pelas suas atitudes em relação ao meio ambiente e pela sua responsabilidade social do que pela qualidade de seus produtos.
Como vemos, a importância do endomarketing cresce a cada dia fazendo com que as empresas revejam seus conceitos, pois a sua imagem está sendo avaliada permanentemente pelo mercado e, mais do que tudo, elas ganham dos clientes a admiração e, dos concorrentes, o respeito.

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