sexta-feira, agosto 11, 2006

Links patrocinados, a nova ferramenta do e-varejo

Uma nova modalidade de publicidade on-line está impactando o comércio eletrônico

Uma nova modalidade de publicidade on-line está impactando o comércio eletrônico. Trata-se dos links patrocinados, anúncios em forma de tópicos relacionados que aparecem entre os itens pesquisados pelo internauta no site de busca ou na página de notícias de um determinado assunto. Por ter custo bastante reduzido, o modelo de geração de receita é opção ideal para pequenas e médias empresas de todos os segmentos, principalmente as do setor varejista que geralmente contam com verba limitada para divulgar seus negócios.

Diferente de banners que exigem recursos gráficos de cores e efeitos visuais, o link patrocinado é simplesmente construído a partir de palavras-chaves. As livrarias, por exemplo, podem montar o seu link usando como palavras-chaves romance, ficção, títulos e nomes de autores do catálogo ou nomes famosos da literatura brasileira ou mundial. Assim, toda vez que um usuário Web for pesquisar a biografia ou obra de um escritor, relação de best sellers, o link de propaganda vai aparecer em evidência na relação de busca. No caso dos banners, os anunciantes compram um espaço no site, e os custos geralmente são inacessíveis para a maioria dos lojistas.

Já nesses links paga-se apenas o número de cliques registrado, e o próprio empresário quem determina o quanto quer pagar por cada internauta que acessar a página através do anúncio, o que torna o preço do serviço bastante atraente. Mas como toda ferramenta de mídia eletrônica, o link de publicidade precisa de estratégia bem definida para que possa atingir os consumidores com eficiência. Ao desenvolver o canal on-line, o anunciante deve ter cuidado com a seleção das palavras a serem utilizadas, na elaboração do texto de chamada, bem como o público alvo que quer atingir.

Como a página de busca faz a classificação dos tópicos e os endereços de sites relacionados que tiverem maior incidência do termo pesquisado, é muito comum verificar em alguns links patrocinados repetições excessivas da palavra-chave para ganhar melhor posicionamento na página. Outra prática que acaba desvirtuando a eficiência da ferramenta é o uso de termos que têm grande apelo na Internet como palavras-chaves, mas não estão vinculados aos negócios da empresa.

Para quem tem pouca ou nenhuma experiência neste tipo de mídia, consultar provedores de conteúdo e empresas especializadas do segmento para desenvolver análise de palavras e planos para alcançar melhor posicionamento no sistema de busca ajuda a proporcionar resultado esperado e ao mesmo tempo evitar que o link se perca na rede. A principal preocupação das empresas que têm investido nesta modalidade de publicidade on-line está na veracidade do número de cliques registrados. Pois não existe no mercado uma tecnologia específica para medição de acesso de links.

Dessa forma, como saber realmente se número x de internautas realmente acessou o anúncio durante o tempo em que esteve no ar? Ou se os cliques partiram dos provedores ou dos rackers. Recentemente, grandes sites de busca como o Google e Yahoo tiveram que restituir os anunciantes que alegaram ter recebido cobrança por clicks falsos. Mas mesmo com a questão dos cliques, o link patrocinado é uma alternativa vantajosa, capaz de trazer retorno interessante.

As experiências mostram que a ferramenta, quando bem elaborada e posicionada, pode resultar em um crescimento surpreendente no volume de negócio. Entre os exemplos que ilustram bem o impacto desse serviço está o do site da livraria sebo Traça, do Rio Grande do Sul. A divulgação on-line possibilita ao estabelecimento vender pela Internet títulos raros aos clientes de todas as partes do mundo, gerando uma receita 100 vezes maior do que o valor investido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi:

Gostei do seu artigo. Não custa recomendar o livro Google Adwords a arte da guerra, sobre os links patrocinados do Google que foi lançado na ESPM recetemente. Mais informações no: http://www.Livroadwords.com.br

Valeu.

[]'s

Ricardo Vaz Monteiro

Anônimo disse...

Oi:

Gostei do seu artigo. Não custa recomendar o livro Google Adwords a arte da guerra, sobre os links patrocinados do Google que foi lançado na ESPM recetemente. Mais informações no: http://www.Livroadwords.com.br

Valeu.

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Ricardo Vaz Monteiro