segunda-feira, agosto 14, 2006

Marketing Promocional não pode passar desapercebido



Por Reinaldo Gonçalves

O Marketing Promocional vem se destacando a cada dia no mundo dos negócios. Atualmente, é considerado um dos maiores instrumentos de comunicação da empresa para com seu consumidor. Estratégia fundamental para o crescimento da empresa, valorizando a marca e sempre atingindo resultados satisfatórios de vendas.Várias são as ferramentas utilizadas para se alcançar este mercado: promoções, feiras, lançamentos de produtos, programas de incentivo, marketing esportivo, ponto-de-venda, entre outras tantas.

Mas a mais importante está no PDV (ponto-de-venda), na cadeia mercadológica, uma vez que o volume de investimento e o impacto da propaganda, da promoção e de outras ferramentas de comunicação estão sempre presentes no consumidor.Em termos de oportunidades a serem aproveitadas pela indústria para melhorar sua qualidade no PDV, salientamos alguns itens:
- Surgimento de varejistas orientados para valor e serviço, assim como novos formatos de comércio, exigindo display´s diferenciados e exclusivos;
- Aumento da oferta de itens no PDV e a importância do merchandising para não deixar a marca em segundo plano;
- Uso da internet como canal interativo junto ao merchandising;
- Integrar o PDV na estratégia de comunicação mercadológica da empresa;.A integração do consumidor tem que ser a mais ampla, já que está envolvida pelo clima, pela comunicação, pelo consumo e pelo próprio ambiente social, que vão estabelecer valores para relação das pessoas com os produtos e serviços oferecidos.

A diversificação do merchandising no PDV está no seu planejamento estrutural, onde podemos dizer que as empresas não utilizam todas as armas, perdendo vários clientes com potencial.São muitos os aspectos que o departamento ou pessoa da área promocional deve observar, para poder concluir o melhor perfil e a estratégia a serem utilizadas, por exemplo: entrada da loja, comprimento ao consumidor, informações passadas de forma pausada e clara, circulação interna, níveis de ruído, ponto focal, altura dos produtos, exposição, colocação dos cartazes (esses colocados tortos), altura média das pessoas (altura dos olhos), influência da cor utilizada (parede e piso), aspecto de limpeza, atendimento, processo de compra e venda, sinalização dos corredores, propaganda nos carrinhos, comunicados de promoções e ofertas, suporte de marcas, etc, mas queremos mostrar com isso que devemos estar inteiramente integrado com nosso cliente, fornecedor, distribuidor ou mesmo em nossa casa, pois uma avaliação criteriosa levará nossos objetivos propostos sempre um passo a frente da concorrência.

Como podemos notar, esta importante ferramenta está muito além de simplesmente vender um produto ou serviço. Devemos aprimorar a cada dia cada ponto, buscando sempre o melhor resultado de vendas para empresa.A equipe de vendas tem um papel importante junto ao seu cliente. Ele é a primeira pessoa a abservar as necessidades de merchandising e verificar a colocação de seus produtos junto à exposição. Esta pessoa tem que ter conhecimentos plenos para poder avaliar a melhor maneira de vender seus produtos, deve estar presente em cada espaço disponível.

Contudo, tanto as pequenas, médias e grandes empresas estão descobrindo a importância do merchandising em cada ação proposta e desenvolvida em sua batalha comercial junto aos concorrentes. Tem que haver um trabalho sério e contínuo, pois uma imagem ou marca não se faz da noite para o dia, requer estratégia e bom conhecimento do seu fornecedor.

Reinaldo Gonçalves é diretor da RS3 Publicidade.

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