terça-feira, maio 02, 2006

Gerência de produto – uma função que se moderniza


Solon C. de Araujo
sca@scaconsultoria.com.br



A função de gerência de produto,muito em voga há alguns anos atrás, passou por uma época de descrédito, chegando muitos autores a prever sua extinção. Antigamente, a função era limitada, confinando-se muitas vezes à produção e com muito pouca ingerência nas vendas. Isto fez com que advogasse sua extinção, pois muitas de suas atribuições eram supridas por outras áreas.
Mais modernamente, entretanto, com a necessidade de ênfase total no marketing dentro da empresa, a função foi revigorada, agora dentro de um outro padrão, com uma abrangência muito maior. É uma típica função de marketing, pois permeia todos os setores da empresa, requerendo um trânsito de seu responsável em toda a empresa e também pelo mercado.
Uma definição que julgo muito boa é encontrada no site www.webmarketing.ppg.br/glosário: “Gerência de produto - Atividade de Marketing que consiste em supervisionar e coordenar praticamente todos os procedimentos que, a partir da produção, se destinam a auxiliar a venda de um produto específico. O gerente de produto participa nas várias áreas de Marketing (pesquisa de mercado, planejamento de produto, determinação de preços, propaganda, promoção de vendas e distribuição), como responsável por um produto específico.”
Haja fôlego!!! Luis Américo, no artigo “O desafio de ser um gerente de produtos” (http:carreiras.empregos.com.br), cita que “ talvez em nenhuma área do marketing o profissional seja tão exigido a desenvolver essas atividades de maneira tão intensa quanto na gerência de produtos” .
Daí a necessidade de uma escolha super rigorosa para a função. Que habilidades deve ter um gerente de produto? São inúmeras, mas uma ressalta como a primordial, sem a qual o profissional estará fadado ao insucesso: grande habilidade de negociação. O gerente de produto tem que convencer o Financeiro a liberar recursos, o gerente de produção a modificar característica de produto e embalagens, o gerente de logística a alterar roteiros, têm que trabalhar em conjunto com o Diretor comercial, enfim, tem um grande número de pessoa, todas com seus princípios e sues mecanismos de gerir seu setor. A habilidade de interação, de conseguir as coisas sem ferir e sem passar por cima dos demais é uma característica essencial para a função. E mais: tem que negociar com os distribuidores e com os clientes.
A esta, somam-se muito outras: uma ampla visão do negócio como um todo. Sem ser engenheiro, tem que entender, ou pelo menos ter boas noções, do processo produtivo; sem ser cientista, tem que interagir com o pessoal do P&D; sem ser pesquisador, tem que orientar as pesquisas de mercado; sem ser publicitário, tem que coordenar todo o processo de comunicação do produto com o mercado. Além de tudo isto, tem que ser um vendedor de idéias, pois tem que convencer várias pessoas do acerto de suas propostas para que o produto sob sua responsabilidade venha a ter sucesso.
Finalmente, mas não menos importante, tem que ser um profissional altamente comprometido com resultados. Tendo atribuições tão amplas, e tendo, como deve ter, os meios para exercer tantas atividades, torna-se quase que o único responsável pelo sucesso ou insucesso do produto sob sua gestão. Será constantemente cobrado e exigido, tendo que manter seu produto rentável dentro do portfólio de produtos da empresa.
Uma outra variante do gerente de produtos é o gerente de unidades de negócios. Em muitas empresas produtos semelhantes são agrupados sob uma mesma gerência, visando dar mais unicidade às decisões e otimizando recursos, evitando pulverizações. Assim, em uma empresa de insumos para agricultura, podem-se agrupar os produtos para a cultura da soja em uma unidade de negócios, os para café em outra e aí por diante. Nestes casos, as funções são idênticas às de gerente de produto, somente que com um aspecto mais amplo, com ainda maior complexidade, mas com possibilidades de sinergia entre várias atividades.
Enfim, quem desejar vir a atuar como gerente de produto, deve se preparar muito bem para a função. Rever sua capacidade de negociação, de interação, de trabalhar “numa boa” com distintos tipos de egos. Possuir ótima habilidade para trabalho em equipe, ter liderança e uma visão ampla, genérica do negócio como um todo, embora com forte formação nos fundamentos do marketing.

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