sexta-feira, maio 05, 2006

Os desafios da educação em Administração e Marketing do Esporte


José Henrique de Sousa Damiani e Cláudio Aidar
Professores da ESPM do Curso Marketing Champion – Curso Avançado em Administração e Marketing no Esporte.


O mundo dos esportes tem evoluído de um modo acentuado nas últimas décadas. O que era tipicamente uma atividade de fim de semana para praticantes e espectadores, atualmente ocorre em qualquer horário e dia da semana, nacional ou internacionalmente, com a participação de fãs se dando de maneira direta ou mediada. Em números crescentes, interessados mostram sua preferência pelo esporte, por meio dos bens que adquirem, das publicações que lêem, dos programas de rádio e televisão que sintonizam e dos sites da internet que visitam. O esporte, nos dias de hoje, constitui uma indústria de múltiplas facetas, multimídia, e que exerce crescente apelo sobre diversos grupos de interessados. Essas são exemplos de características ambientais que afetam as atividades de educação em administração e marketing do esporte, como ressaltam Shilbury, Quick e Westerbeek (2003).
Experiências esportivas implicam um amplo e complexo conjunto de preferências de consumidores que os especialistas em marketing esportivo devem considerar, ao que se adiciona o fato de que o esporte se defronta com concorrentes que se encontram para além das suas próprias fronteiras. A redução do tempo de lazer e a alocação criteriosa de renda discricionária têm contribuído para que o esporte dispute os poucos reais disponíveis do consumidor com uma ampla gama de atividades esportivas e não esportivas. Os vários ramos da arte, a crescente propensão a atividades turísticas de curto prazo, bem como as diversas alternativas de recreação, constituem substitutos plausíveis às experiências esportivas para o consumidor moderno. O esporte é apenas uma delas, ainda que reputada com muito importante, no mundo do entretenimento.
Neste ambiente de intensa concorrência, o esporte atrairá consumidores não de um modo fortuito, mas pelo emprego de atividades gerenciais cuidadosamente estruturadas e executadas, com criatividade e perseverança. Considere-se, por exemplo, a progressiva difusão do futebol nos Estados Unidos, desde os primeiros jogos de Pelé no Cosmos. O sucesso em administração e marketing do esporte muito provavelmente advirá da implementação de estratégias e de projetos decorrentes de inspiração e transpiração, com duplo sentido.
Sinais inequívocos de mudança e evolução podem ser observados no mundo dos esportes, tanto em facilidades esportivas quanto fora delas. O nível de preparação e o de desempenho exigido de atletas têm se elevado continuamente, de modo a atender às exigências cada vez maiores das diversas modalidades esportivas. A gestão do esporte, de maneira análoga, vem apresentando um grau crescente de profissionalização, o que contribui para que programas de educação e treinamento nesta área venham se constituindo em componentes vitais do ambiente esportivo. Cresce a percepção, tanto no âmbito da indústria do esporte quanto de instituições educacionais, de que a gestão do esporte será cada vez mais uma atribuição de profissionais detentores de conhecimentos e habilidades formalmente desenvolvidos.
É importante que se reconheça o amplo leque das competências requeridas para a gestão de modernos empreendimentos esportivos, quando se concebem as referências educacionais para a formação de futuros administradores do esporte. A administração e o marketing do esporte têm sido vistos como áreas promissoras e atraentes para jovens administradores e profissionais de marketing, como também para empreendedores que consideram a indústria do esporte como atraente. O moderno administrador de organizações esportivas, empreendedores e especialistas em marketing do esporte devem desenvolver uma ampla compreensão de áreas de conhecimento como as relacionadas à história do esporte, organização industrial, estratégias competitivas, gestão empresarial, marketing, comunicação, operações, finanças, comunicação, direito e medicina esportivas. Deve-se observar que um desafio importante para a preparação de profissionais para esta indústria reside em equilibrar uma formação acadêmica rigorosa com as emoções e o caráter grupal associados ao esporte.
Uma sólida preparação para o desenvolvimento de uma carreira gerencial no mundo do esporte deve também incluir um significativo contato com atividades de caráter prático, de modo a se desenvolver a capacidade de aplicação de modelos conceptuais a situações reais, levando à produção de diagnósticos competentes e à elaboração de iniciativas de intervenção que, além de assentadas em sólidos alicerces teóricos, levem em conta a complexidade e as sutilezas do mundo real.
Responder aos desafios trazidos pelo desenvolvimento do esporte como negócio e às possibilidades que traz para a economia brasileira, como atividade de elevado potencial para a geração de renda, emprego e, um atributo importante do esporte, de bem-estar àqueles que o praticam, é um desafio para todos que trabalham para a profissionalização da administração e do marketing esportivo.

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