quinta-feira, maio 04, 2006

Momentos Mágicos


Rogério Tobias
Mestre em marketing, administrador, professor de MBA em marketing e gestão, professor de pós-graduação no UNI-BH e Faculdade Promove e diretor da RT Consultoria e Treinamento.


O que faz uma empresa sobreviver e crescer é a satisfação de seus clientes em comprar os seus produtos e serviços. Mas, para se manter firme e crescer com mais força, ela deve oferecer algo mais além do esperado. Precisa ofertar momentos especiais e soluções inovadoras, que tornem a experiência de comprar um momento agradável, prazeroso e especial.
Isso é o que se pode chamar de momento mágico. E um momento mágico só se consegue quando se adota uma filosofia de marketing definida e estratégias básicas colocadas em prática. A propaganda, a promoção de vendas, o bom atendimento e um merchandising eficiente são fatores básicos que, entre outros, podem criar um ambiente propício para o oferecimento de momentos mágicos para os clientes.
As promoções de vendas oferecidas por várias empresas podem ter seus efeitos anulados entre si pela sua semelhança e assim ficam menos chamativas aos olhos dos clientes. O melhor caminho é o oferecimento de atendimento superior e a manutenção de um relacionamento de alta confiança, capaz de chamar a atenção do cliente para a empresa e dar a ele o sentimento de prazer por estar comprando nela. Veja aqui alguns detalhes que podem transformar o relacionamento da empresa com os seus clientes em momentos especiais:
• Ofereça sempre pequenas gentilezas que extrapolem as tradicionais, já esperadas pelos clientes.
• Motive os profissionais de vendas para que eles tenham sempre uma postura de contínua e marcante preocupação em facilitar a vida dos clientes, tornando-a ainda mais agradável quando do momento da compra.
• Procure nos momentos de relacionamento com os clientes, tais como trocas de mercadorias, abertura ou atualização de credito, test-drives, testes de degustação e outros, criar uma situação em que os mesmos se sintam especiais. Busque opiniões sobre os serviços e produtos oferecidos. Identifique qual foi o grau de satisfação com as experiências e aproveite as sugestões para aperfeiçoar os serviços.
• Oriente todos da equipe para que adotem constantemente a postura de guardiões dos interesses dos clientes, somente dando por terminado o atendimento quando ocorrer a satisfação total com o produto ou serviço prestado.
• Supere sempre o atendimento tradicional. Se sua empresa não tem o produto ou serviço solicitado, indique ao cliente outra forma de consegui-lo, através da sua própria empresa ou de outras.
• Proporcionar o momento mágico só será possível se as ações forem condizentes com a filosofia de marketing da empresa. Essas ações devem ser uma constante na rotina das equipes, e não uma ação isolada. Para que o momento mágico seja uma constante na organização é preciso ouvir o cliente, identificar o que ele espera e oferecer mais, extrapolar suas expectativas, atingir diretamente seus desejos e anseios.
A mágica da satisfação só é possível através da aplicação de adequadas técnicas de marketing e dos esforços de todo o time. Crie mais momentos mágicos e comemore!

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