sexta-feira, julho 21, 2006

O poder dos 5 Ps e a importância dos 3 Ls




Ele está à frente da GM do Brasil e Operações Mercosul como presidente e nos revela seu modelo de gerenciamento chamado o O Poder dos 5 Ps focado na execução de estratégias –performance, produto, processo, pessoas e paixão. Seu nome é Ray G. Young.
Ele assumiu a presidência da General Motors do Brasil e Operações do Mercosul no dia 1º de janeiro de 2004, em substituição a Walter Wieland, que se aposentou no dia 1º de maio. Seu nome é Ray G. Young, contratado pela GM do Canadá em 1986. Agora, à frente da GM do Brasil e Operações Mercosul, Ray G. Young, esse canadense de origem chinesa, nos revela seu modelo de gerenciamento chamado o O Poder dos 5 Ps focado na execução de estratégias –performance, produto, processo, pessoas e paixão.

Segundo Ray Young, no topo de sua pirâmide modelo está a performance, ou desempenho, onde é preciso definir claramente o que é importante para a companhia ou para a organização e constantemente rever e focalizar esse desempenho. Para ele, dentro da performance é necessário buscar a lucratividade, participação de mercado e qualidade. Outro objetivo é sempre alinhar o marketing e finanças.

Sobre produto, ou serviço, o executivo cita como exemplo o novo Vectra da GM, lançado no início de outubro no Brasil, totalmente desenvolvido por engenheiros brasileiros. Para ele, produtos e serviços precisam ter qualidade. “Demoramos para lançar o novo Vectra para poder apresentar um produto de melhor qualidade”. Já no processo, é preciso ser rápido e ter flexibilidade, além de aprender com os erros. “É fundamental ter fortes estratégias de produtos e serviços que assegurem dependência e eficiência nos processos dentro de uma companhia ou de uma empresa.”

Pessoas e paixão: a base para um bom modelo de gestão– Por fim, na base da pirâmide estão as pessoas e a paixão. De acordo com Ray Young, para organizações grandes é absolutamente essencial conseguir o alinhamento das pessoas aos objetivos organizacionais e desencadear a criatividade da organização. Para isso, é importante estabelecer comunicações eficazes, um feedback eficaz e um investimento em gerência do tempo e das pessoas. “Para ter colaboração eu acredito na utilização de 3 Ls em inglês: listen (escutar), learn (aprender) e lead (liderar)”, afirma o executivo acrescentando que para ter boa colaboração é preciso ter uma ótima comunicação interna. “Nossos profissionais são informados a todo o momento de nossos objetivos e resultados.”

Para ele, para se ter colaboração também é necessário interagir com os funcionários, realizando visitas nas fábricas, aos fornecedores e as concessionárias.
Sobre paixão, Ray Young diz que é preciso desenvolver em toda a organização a vontade de fazer tudo com paixão: “liderar com paixão, agir com paixão e contagiar com paixão”. Mais do que nunca, ele acredita que pessoas e paixão são a base para um bom modelo de gerenciamento.
Ray Young, que diz já ter trabalhado como garçom, frentista, vendedor e até vigilante de cemitério [e até brinca dizendo ser “um trabalho estável, já que sempre têm clientes”], conta, ainda, que “nunca me ensinaram sobre modelos de gerência na escola de MBA, mas através da escola chamada vida e experiência."
O bem-humorado executivo da GM do Brasil, formado em Administração de Empresas pela Universidade de Western Ontário (Canadá), revela ainda: “tive a felicidade de trabalhar nas quatro maiores regiões do mundo: Europa, Ásia, América do Norte e do Sul”.

Fonte: Universidade São Marcos, palestra ministrada pelo presidente da GM, Ray Young, aos alunos da instituição
(Edição: Intermanagers)

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