sexta-feira, julho 14, 2006

Marketing versus Vendas – que a justiça seja feita


Renan Moreno

Estrategista de marketing

Marketing e vendas foram sempre contraditórios dentro das organizações. Se houvesse uma queda de vendas, o marketing era responsável desse feito, porém, se houvesse um aumento significativo na receita da empresa os vendedores e superiores de vendas que eram os beneficiados.


Diga-se de passagem, marketing e vendas não são adversários dentro da organização, muito pelo contrario. Vendas é o complemento do marketing e marketing é o que gera vendas.
Uma organização sem visão de marketing é o mesmo que “querer vender gelo na Antártida”, não há coesão. Uma empresa que não se preocupe com o mercado em que está atuando certamente será ultrapassa pela sua concorrência e desta forma, não há vendedor competente suficiente para agregar valor a uma empresa que não se preocupa no campo de atuação que está inserido.


Princípios de marketing é o básico que deveria estar inserido em todos os colaboradores das organizações, de forma que com essa visão as organizações economizariam milhares de reais, os resultados seriam muito mais satisfatórios e a organização daria passos diário ao caminho do Sucesso.

Nenhum comentário: