terça-feira, junho 27, 2006

Seu projeto de e-business vai funcionar?


Paulo Roberto Kendzerski
Diretor de Marketing da WBI Brasil; consultor em E-Business, especializado em Comércio Eletrônico; Prof. de e-commerce na Faculdade do Planalto (Passo Fundo/RS); especialista em Estratégias Digitais; palestrante.

Uma recente pesquisa divulgada pelo Gartner Group mostra um número alarmante:Apenas 10% das iniciativas de e-business já implantadas terão pleno êxito.Neste artigo, vamos discutir os motivos mais comuns de insucesso destes projetos, bem como avaliar alternativas para que seus projetos sejam um sucesso.A solução "ideal" de e-business é aquela que tenha integração total de pelo menos quatro departamentos da empresa:

- recursos humanos;
- comercial;
- marketing;
- logística;
- tecnologia.

Outro pré-requisito fundamental é que a equipe responsável pelo projeto tenha conhecimento em estratégias de negócios, muito mais que conhecimento técnico. Uma das maiores dificuldades na implantação de projetos de e-business é justamente o pouco ou nenhum envolvimento das áreas responsáveis pelo negócio da empresa.No início da Internet, a direção das empresas delegava totais poderes a área de TI para administrar, implantar e gerenciar projetos de e-business.Vários projetos consistentes em TI não obtiveram o esperado sucesso, pois não tinham nenhum diferencial no mercado que pretendiam atuar, ou seja, o principal fator de atração de clientes, fornecedores e parceiros não era oferecido nos WEBsites das empresas. A preocupação era total com aplicativos, sistemas operacionais e infraestrutura.Outro importante detalhe também esquecido na montagem dos projetos de e-business, foi a falta de serviços, benefícios e/ou vantagens no WEBsite. O principal fator de atração, principalmente de novos clientes, é a oferta de serviços personalizados e interação através do WEBsite.

Aos clientes antigos, estratégias de fidelização deveriam ser prioridades na elaboração destes projetos.Para culminar, a falta de uma Estratégia Digital para divulgar o projeto de e-business no seu mercado, é considerado o ponto mais crítico e o que menos atenção tem despertado junto aos responsáveis pelas empresas que desenvolveram seus projetos de e-business.Por estes motivos, a mortalidade de projetos de e-business tem sido extremamente elevada.Acreditamos que a partir da 3a geração do e-business estes projetos serão bem mais elaborados e a preocupação com serviços, interação e estratégias digitais serão considerados essencias no sucesso destes projetos.

Nenhum comentário: