sexta-feira, junho 23, 2006

Marketing e o potencial da equipe de vendas


Rogério Tobias
Administrador e mestrando em Marketing, professor dos cursos MBA do Ibmec e pós-graduação e graduação em Marketing e palestrante

As equipes de vendas precisam estar constantemente se aperfeiçoando, repensando e redirecionando suas ações. É uma responsabilidade da empresa, dos gerentes de vendas e também dos próprios profissionais. As pessoas individualmente possuem diferentes aptidões que se devidamente potencializadas podem ser fundamentais para os resultados da organização. Como transformar uma equipe comum em uma equipe vencedora, que não aceite as limitações naturais a qualquer negócio?
Equipes eficazes, sinergéticas e automotivas só são conseguidas quando são vencidos os obstáculos organizacionais relacionados à cultura, estrutura da empresa, relacionamento interno, falta de treinamento e capacitação, desequilíbrio no sistema de valorização e recompensa por resultados.
Elas se tornam melhores quando deixam de ser um grupo e se transformam verdadeiramente em equipes, onde é valorizado o pensamento criativo. Além disso a diversidade de visões não só é levada em consideração como é incentivada. Cultiva-se fortemente a cooperação e a confiança nas pessoas, e os problemas de relacionamento são encarados naturalmente e de frente, digeridos pelo próprio grupo.
Para potencializar uma equipe de vendas, independentemente do segmento, torna-se então questão sine qua non a aplicação de Teamwork, que é o trabalho totalmente estruturado e voltado para obtenção de resultados através do esforço do grupo.
Vendas são possíveis através da existência de investimento em equipes eficientes, capazes de assumirem riscos e abraçar corajosamente tarefas desafiantes, levando-as a cabo e vibrando por isso. Equipes assim possuem um forte ônus vital. Seus componentes exalam energia, sentem satisfação por cada um dos resultados alcançados e, constantemente discutem ações para vencer as dificuldades e evitar resultados não desejados. São eternos insatisfeitos com os resultados atuais, que servem além de tudo como patamar para o atingimento de desafios ainda maiores.
Cabe ao gerente, ou líder por sua vez, produzir e manter um constante equilíbrio entre as necessidades individuais de cada componente, sua dinâmica e os objetivos empresarias. Ele precisa assumir o papel definitivo de coordenador do processo de desenvolvimento e esquecer para sempre a conhecida e antiga função de controlador das pessoas.
Uma equipe sinergética e que alcance resultados elevados precisa ter uma clara visão dos objetivos e estratégias empresariais, de preferência tendo participação na sua definição ou ajustamento, estando sempre à par dos destinos da empresa, pois somente assim ela saberá porque e para onde está caminhando.
Ter uma equipe de vendas eficiente e eficaz é um grande desafio aos gestores das empresas, pois essa atividade exige principalmente um investimento de tempo e só alcançará sucesso se a mesma puder contar com profissionais com perfil adequado. Elas precisam ter pessoas que sintam prazer em serem desafiadas, saibam trabalhar em conjunto, tenham facilidade de assimilar mudanças, saibam conviver com a possibilidade de erro, seu e dos outros, procure constantemente o autodesenvolvimento, e possuam forte auto-estima e ônus vital. Invista o seu tempo na equipe de vendas. Ela pode lhe surpreender.

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