sexta-feira, junho 30, 2006

"Marqueteiro" é a mãe!!!

José Luiz Tejon Megido
Autor do livro “O Vôo do Cisne”, professor de MBA de marketing e vendas da ESPM, presidente do conselho da ABL – Associação Brasileira das Listas, mestre em educação, artes e história da cultura e palestrante da Universidade de Líderes – As Estratégias das Vitórias.

Benditas sejam todas as mães, mas misturar "jogadas de marketing" com administração e "marqueteiros" com profissionais de gestão do mercado é insanidade de lógica ignorante! Essa profissão que tem ética e fundamentos sólidos na administração de empresas está virando na percepção popular coisa de espertos, safados, picaretas e, sem explicitarmos o palavrão claro, gente vista como bons "filhos da mãe".

Está certo que como em todas as profissões do mundo existem os competentes do mal e do bem e os ingênuos de plantão. Sai lei do Gerson, entra Lei do Zeca Pagodinho, sai prêmio na propaganda Top de Marketing e entram os dirigentes da organização na cadeia por crime do "colarinho branco", etc. Isso acontece! É a parte sendo tomada pelo todo.
Existe ética na área de marketing? Sim, é claro. Da mesma forma como em todas as profissões. A ética em marketing pode ser mais sutil, mais difícil de ser claramente definida? O que você acha?

O que é marketing, em síntese e fácil português? É gestão das percepções humanas. O que é isso? É a distância que separa o que podemos considerar realidade versus o imaginado, o sentido, à vontade, o desejo, a angústia, o conceito e o pre-conceito. Se o campo pode ser nebuloso é por que a vida humana sobre a terra poderia também ser considerada nebulosa. O comunismo não prosperou por que ignoramos as vontades, desejos e angústias humanas pela obtenção das coisas pelo "fetiche das mercadorias".
A vacinação infantil, o combate à Aids, o sucesso da APAE, do Hospital do Câncer, da AMA (Amigos dos Autistas), do IPQ (Instituto Pró Queimados), do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta são assuntos de marketing?! Salvar vidas, dar dignidade às minorias, distribuir alimentos, isso é assunto de profissionais de administração especializados em marketing ou arranjo para "marqueteiro"?

Os seres humanos são tão parecidos, mas tão absurdamente diferentes. Ninguém deseja ser mais um na multidão, abelha operária na colméia, soldado anônimo no formigueiro. Até o "não consumo", a não "marca" é uma forma de dizer eu sou "eu". Desejamos, queremos, nos apaixonamos, sonhamos. E esse sonho, essa imaginação sempre antecede e cria a realidade futura. Quando marketing era somente coisa de "maquiagem", assunto da comunicação, da embalagem, da astúcia de vendas, da propaganda, talvez fosse mais fácil rotular essa profissão de "marqueteiros" como uns "bruxos" alquimistas. Era mais simples Goebels operar uma cirurgia plástica criando uma "Barbie" e um "Ken" nazistas transfigurados em salvadores da raça humana no planeta terra!

Mas e agora quando o diferencial dos produtos, dos serviços já nascem embutidos na tecnologia. Já vem na ciência dos MIT's e das "Embrapa's" da vida. E quando o engenheiro vira "marqueteiro", quando o geneticista é "marqueteiro", quando o jornalista pensa como "marqueteiro", quando o médico descobre estar "marqueteiro", quando o advogado é "marqueteiro" na defesa do cliente? Quando a forma se confunde com conteúdo, quando o corpo do produto é dependente da sua alma? Quando o regime político, a república e o caráter do homem público é ingrediente legítimo das entranhas do seu "marketing"? Como podemos separar marketing das demais funções da gestão? Como redefinir sua ética? Os cientistas que buscavam um produto farmacêutico para uso cardíaco e descobrem o Viagra são o que? Os geneticistas que "jogam dados" com os genes e criam uma planta resistente a uma doença são o que? O "niilista", ativista, que tudo nega e se planta na porta da reunião da Organização Mundial do Comércio é o que?

Marketing veio depois ou já nasceu nessa descoberta, nessa atitude? O frango e o porco que consumimos hoje, preparado para ser processado, desenvolvido para ter partes mais nobres de carnes, programado para ser separado e desmontado no frigorífico, quando nasceu o seu "marketing"? É truque de apresentação, da propaganda, ou já vem inserido no seu código genético?
Não tenho dúvida de que os "departamentos de marketing" estão fazendo mal à compreensão da nova essência do "gene" marketing na administração. Todos estão em marketing, esteja você em informática ou na produção. Departamentos de marketing não devem mais existir. Serviços de estudos, ativação (saudoso Raimar Richers), planejamento. Um estudo sociológico e psicológico de apoio às decisões de pesquisa dos cientistas de qualquer instituição pública ou privada para desenvolvimento de produtos ou processos é marketing e do bom. Os melhores pesquisadores, engenheiros, geneticistas e profissionais das ciências exatas, humanas ou biológicas que conheci na minha vida sempre revelaram dentro de si esse talento para a mente e os corações humanos, o mercado, com ou sem fins lucrativos.

Talvez hoje, um dos maiores males para o valor estimativo do profissional de administração com especialização no mercado e nas pessoas, junto à população, seja o tenebroso MARKETING POLÍTICO. Esse sim, carente e necessitado de um belo código de ética, auto-regulamentação e um CONAR dedicado. E a razão é simples: enquanto não conseguirmos operar efetivamente alterações no código genético dos candidatos (mudá-los de verdade como produtos) continuar apresentá-los como salvadores da pátria, heróis, resolvedores dos dramas do planeta e sínteses evoluídas das involuídas democracias, as promessas de entrega não serão cumpridas e o show espetacular de falta de ética no céu da pátria vai continuar a brilhar. Seria como nos anos 60, apresentando o automóvel Maverick como carro econômico e da família, ou a Romizetta como exemplo de transporte seguro para todos!

"Marqueteiro" é a mãe, como o amigo e profissional de marketing Nivaldo Carlucci me inspirou a escrever. Profissionais de administração com especialização em marketing são profissionais e indispensáveis na saga da evolução humana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carol,
O Tejon foi meu professor no MBA e li o livro dele do Vôo do Cisne. Olha... na boa, ele pode ser um excelente profissional, porém é um professor bem meia boca. Tive aula de Estrutura de Canais de Marketing. Sinceramente, não recomendo nenhum livro dele. Grande abraço.